PG jogos - cuidado com o GOLPE! Veja como criminosos agem

Com o período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores batendo à porta, é preciso ter o maior cuidado possível quanto às tentativas de golpe.

Dessa vez, uma nova armadilha traz o golpe de 50% de desconto no IPVA 2024, que é bem estruturada o suficiente para fazer milhares de vítimas pelo país.

Para te ajudar a ficar de fora dessa, o Garagem360 te diz como a fraude funciona e te ensina a identificar esse tipo de situação. Acompanhe!

Foto: Freepik

Tenha cuidado com o golpe de 50% de desconto no IPVA 2024

O dinheiro necessário para quitar o pagamento do IPVA e se manter em dia com as leis locais já é considerado elevado para parte dos motoristas… agora, imagine só ter que pagá-lo em dobro?!

Bem, basicamente, essa é uma infeliz possibilidade para as vítimas do golpe de 50% de desconto no IPVA 2024, que, aliás, é um tanto quanto convincente.

Nele, os condutores são notificados quanto a um desconto de 50% para realizar o valor do pagamento em forma de boleto. Acontece que, para a surpresa de muita gente, na verdade, o pagamento é fake.

Ou seja, o dinheiro pago não é direcionado para os órgãos responsáveis pela cobrança do imposto, e sim para a conta dos cybercriminosos. 

Foto: Freepik

Entenda como o golpe do IPVA funciona

De forma simples e breve, o golpe consiste no que chamamos de phishing. Na hora de aplicá-lo, os criminosos enviam um e-mail para a vítima informando sobre a oferta do desconto.

Normalmente,o e-mail é escrito de forma totalmente formal, sem erros ortográficos, o que aumenta a confiabilidade do dono do veículo quanto à veracidade… mas tudo não passa de uma grande fraude!

O condutor é redirecionado para uma página para emitir o boleto, e nela, digita os dados do veículo. Neste momento, os criminosos clonam os dados em portais oficiais, e assim, emitem uma guia personalizada, o que torna tudo ainda mais real.

Contudo, depois de concluir o pagamento, o valor é automaticamente direcionado para os responsáveis pela fraude, e a vítima, além de ter seus dados pessoais expostos, ainda sai com um grande prejuízo financeiro.

Foto: Freepik

Aprenda a identificar esse tipo de golpe

Infelizmente, esse tipo de ataque está cada vez mais comum, e o melhor caminho é encontrar formas de identificá-los, e, assim, diminuir as chances de se tornar mais uma das vítimas, mas como fazer isso?

Para início de conversa, órgãos oficiais não entram em contato direto para esse tipo de pagamento obrigatório, visto que esse é um dever atribuído diretamente aos donos dos veículos.

Além disso, os únicos descontos disponíveis estão propostos nas páginas oficiais dos órgãos responsáveis, como do Sefaz e do Detran, no caso do IPVA.

Outros detalhes importantes são:

  • Jamais efetue pagamentos não verificados;
  • Sempre busque na internet sobre as tentativas de golpes;
  • Utilize apenas canais oficiais para realizar transações financeiras.

Aproveite para conferir: Atrasei o IPVA, e agora?

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
PG jogos - cuidado com o GOLPE! Veja como criminosos agem