PG jogos - Como economizar ao abastecer com a alta no preço dos combustíveis

2021 já registra um aumento de 51% no preço da gasolina. Diante desse cenário é possível economizar na hora de abastecer?

economizar ao abastecer
Foto: Pixabay

 Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a gasolina teve um aumento de 51% ao longo de 2021. Segundo a pesquisa o preço do litro da gasolina comum na bomba de alguns postos já chega ou ultrapassa os R$ 7 em quatro estados: Acre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins. E infelizmente, a probabilidade é que os valores dos combustíveis continuem subindo nesse semestre.

Dessa forma, pensar em estratégias para economizar na hora de abastecer se torna algo mais do que necessário! Pensando nisso, o Zul+, principal autotech da América Latina, separou algumas dicas de como escolher o combustível correto e economizar na hora de abastecer.

Segundo o CEO do Zul+, André Brunetta, é necessário analisar a situação friamente e realizar cálculos na hora de escolher a melhor opção.

economizar ao abastecer
Foto: Pixabay

Aproveite e confira:Estados com o maior e o menor preço médio da gasolina

“Analisando friamente o que é mais vantajoso, podemos falar que a gasolina é o mais econômico. Ao abastecer seu carro com gasolina, você poderá rodar mais até que sinta necessidade de parar em um posto novamente. Porém, ao se aprofundar no tema, concluímos que para se ter uma resposta mais próxima da realidade é necessário fazer alguns cálculos”, afirma Brunetta.

Como economizar na hora de abastecer! 

Gasolina ou etanol? Depende do trajeto

Como ponto de partida é possível afirmar que o etanol é mais recomendado para aqueles que utilizam o veículo em menor frequência, já que a gasolina, ao ficar parada no tanque por muito tempo, pode acabar evaporando.

Por outro lado, aqueles que fazem trajetos mais curtos podem ter melhor resultado com a gasolina, já que o etanol pode não aquecer o suficiente para uma combustão correta.

Faça as contas e monitore seu carro

Para se ter a resposta exata, multiplique o preço da gasolina por 0,73. Se o resultado for maior que o preço do etanol, o combustível de origem vegetal é o ideal. Caso seja menor, opte pela gasolina.

Outra forma de chegar à resposta correta é calcular quantos quilômetros por litro o veículo faz com cada combustível, em carros mais modernos, o próprio instrumento aponta quantos km/litro o veículo está fazendo.

“Não é tão fácil responder qual combustível compensa mais. Para tomar a decisão lembre-se de analisar a frequência do uso do carro, o trajeto a ser feito, a relação quilômetro/litro e até o preço da gasolina e do etanol”, conclui Brunetta.

economizar ao abastecer
Foto: Pixabay

Veja também: Preço da gasolina e do etanol avança no início de agosto, aponta IPTL

Monitore seus gastos com combustível

Outra coisa importante é monitorar seus gastos com combustível, seja gasolina ou álcool. A melhor estratégia para economizar, é criar uma rotina de abastecimento, dessa forma, os gastos são mais controlados.

Anote os dias em que abasteceu, quantos quilômetros o tanque conseguiu fazer através do abastecimento, quais postos ou redes que você costuma frequentar, os valores que pagou e qual te ofereceu o melhor custo x benefícios.

Através de informações como essas, você consegue traçar um perfil mais detalhado do consumo do carro e por fim desenvolver a melhor estratégia para economizar.

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
PG jogos - Como economizar ao abastecer com a alta no preço dos combustíveis