PG jogos - Como transportar suas bagagens sem risco de multa durante as viagens de fim de ano

Não se leva a bagagem de qualquer jeito ou você pode ser multado. Muita gente não sabe que a forma como você leva suas bagagens podem render penalidades. Quem traz mais sobre o assunto é a LeasePlan | ALD Automotive. Veja como transportar suas bagagens sem risco de multa. 

Como transportar suas bagagens sem risco de multa - Foto: Freepik

 

Como transportar suas bagagens sem risco de multa – Foto: Freepik

 

Como transportar suas bagagens sem risco de multa. 

Confira as dicas seguir:

1. Legislação vigente e possíveis penalidades no transporte de bagagens

O primeiro passo é não colocar nenhuma bagagem em cima do tampão interno do porta-malas. Essa prática obstrui a visão do retrovisor interno dos veículos de passeio. 

De acordo com o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)é uma infração grave sujeita à multa. 

Além disso, o motorista também deve obedecer ao peso máximo que o veículo pode carregar, conforme as especificações do fabricante.

Se ultrapassar este peso, o motorista está sujeito a penalidade de R$195,23 e medida administrativa de retenção do veículo até  que o excedente de carga seja removido.

Itens “soltos” dentro do carro, como mochilas, bolsas e outros objetos podem ser transportados no interior. No entanto, é preciso atenção, visto que mesmo itens pequenos podem ser perigosos em caso de um acidente. 

A LeasePlan ressalta que em uma batida, um desses objetos pode se chocar com um dos passageiros; e aí, mesmo itens leves, podem se tornar verdadeiras armas. O recomendado é transportar qualquer tipo de bagagem no porta-malas ou no porta-luvas. 

Já as bagagens maiores são consideradas cargas e não podem ser transportadas no interior do veículo e sim no porta-malas. 

2. Altura e peso máximo para uso de bagageiro no teto

Quem tem carro com porta-malas pequeno pode utilizar o bagageiro de teto sem problema. No entanto, é necessário que atenda as medidas e capacidades previstas em lei, que determina que a carga não pode passar de 50 cm de altura (com exceção das bicicletas).

Como usar o bagageiro no teto - Foto: Freepik

 

Como usar o bagageiro no teto – Foto: Freepik

 

A dica aqui é usar apenas os itens de menor peso, mas que ocupam bastante espaço no porta-malas para não sobrecarregá-lo. Lembre-se sempre de prender a carga com cadeados e travas, para evitar que a bagagem caia na estrada e cause acidentes.

3. Cuidados ao dirigir com bagageiro no teto

Quando o assunto é bagageiro no teto, é bom treinar um pouco, já que o centro de gravidade do veículo muda depois de sua instalação. O carro fica um pouco mais instável, o que exige o dobro de atenção. 

Então é mais do que necessário reduzir ainda mais a velocidade para fazer curvas, já que há risco de capotamento. 

Checklist para transportar suas bagagens sem risco de multa

  • Malas devem ficar no fundo e nas laterais do veículo. No meio, o ideal é colocar malas menores e mais leves;

  • Sacolas e caixas de isopor devem ser colocados por último;

  • Mochilas podem ir por cima das malas;

  • No tampão interno do porta-malas o ideal é viajar sem bagagem. Mesmo pequenos objetos podem ferir os passageiros em caso de acidente.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
PG jogos - Como transportar suas bagagens sem risco de multa durante as viagens de fim de ano