PG jogos - tecnologias de ficção que já estão nos carros

Com o passar dos anos os carros deixaram de ser apenas um instrumento de deslocamento. A cada nova atualização de linha ou lançamento inédito, as montadoras integram mais tecnologias aos veículos, que antes eram consideradas coisas de ficção, veja algumas delas.

Veja as novas tecnologias de carros que agregam mais conforto e conectividade do veículo
Veja as novas tecnologias de carros que agregam mais conforto e conectividade do veículo (Foto: Divulgação Hyundai)

Nada de ficção: veja tecnologias que são realidade nos veículos atuais

Há 20 anos, na durante os anos 2 mil, os carros tinham uma única função: te transportar de um ponto A para um ponto B. No entanto, hoje, a realidade é um tanto quanto diferente.

Com a alteração na mudança de necessidades, foi necessário o acréscimo de novas tecnologias. Essas vieram não apenas para gerar mais conectividade e conforto, mas também aprimorar os níveis de segurança.

VEJA TAMBÉM

Para método de comparação, hoje, quando pensamos em carros do futuro, a autonomia e a chave da vez. Além disso, com a alteração das necessidades, o espaço do carro vira uma nova espécie de habitáculo destinado ao conforto.

De acordo com as próprias montadoras, os veículos deverão se tornar uma extensão da sala de estar.

Mas e hoje? Quais tecnologias estão presentes nos carros que anteriormente eram considerados equipamentos de ficção científica de filmes?

Olá Mercedes: comandos por voz controlam diversos itens do carro

Atualmente até os carros considerados mais simples contam com comandos por voz, capaz de controlar diversos sistemas e comandos do veículo.

A Mercedes-Benz, por exemplo, é uma das marcas pioneiras que agregou esse sistema em seus carros disponíveis no portfólio do mercado nacional. Através do comando “olá Mercedes”, o condutor pode abrir e fechar os vidros, mudar a climatização do ar e outros.

Veja as novas tecnologias de carros que agregam mais conforto e conectividade do veículo
Carros da Mercedes-Benz contam com sistema MBUX (Foto: Divulgação)

Controle do carro por distância também é realidade

Engana-se quem pensa que as novas tecnologias estão presentes apenas em carros de luxo. Recentemente, a reportagem do Garagem360 conheceu de perto as funcionalidades do sistema BlueLink disponível nos carros da Hyundai.

No caso, o teste foi feito com o HB20,  carro mais vendido de 2021 e o modelo de entrada da montadora.

Através do aplicativo instalado no smartphone, os carros com o sistema BlueLink podem ser controlados a distância. Com ele, o condutor pode ligar o motor, confere a localização e autonomia, bem como pode ser responsável por abrir e fechar os vidros.

Com ele também é possível gerar notificação automática de colisão, notificação no smartphone em casos de disparo do alarme, além de diagnóstico do veículo, função Find My Car e outros.

Assistentes de condução autônoma também estão presentes

Como mencionado, as marcas estão focadas em desenvolver novos sistemas de condução autônoma, responsável por deixar o veículo mais seguro. No entanto, hoje já é possível contar com diversas tecnologias que dispensam a ação humana.

Bons exemplos nesse caso são os sistemas de frenagem automática em casos de colisão, reconhecimento de pedestres, ciclistas e animais ao redor do veículo, visão 360º do carro, sensores de estacionamento, alerta de permanência em faixa, e até mesmo detector de fadiga.

Veja as novas tecnologias de carros que agregam mais conforto e conectividade do veículo
Sistemas de segurança também agregam aos carros (Foto: Pixabay)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
PG jogos - tecnologias de ficção que já estão nos carros