PG jogos - Detran revela dado que acaba de vez com mito enraizado no trânsito brasileiro

O trânsito no Carnaval fica mais complicado. Afinal, são mais pessoas nas vias, ruas bloqueadas e também um consumo mais elevado de álcool e outras substâncias.

Agora, dados do Detran-SP mostram que neste período a tendência é que os acidentes envolvam mais homens, ao contrário do que muitos pensam.

Banner Detran SP para o Carnaval 2024
A campanha de Carnaval é um ótima hora para dar mais consciência sobre segurança no trânsito para as pessoas (Imagem: Divulgação/Detran)

Dados sobre o trânsito no Carnaval mostra que mulheres provocam menos acidentes

Um dos períodos mais aguardados do ano no Brasil, o Carnaval é marcado por festas, folia e, infelizmente, um aumento significativo no número de acidentes de trânsito.

A fim de conscientizar os motoristas e promover a segurança, todo ano o Detran-SP promove uma campanha intensa para o período.

Além disso, junto dela, em 2024 o órgão trouxe dados muito relevantes, que desmistificam algumas ideias arraigadas no senso comum.

Um dessesmitos é o de que “mulheres dirigem mal”. No entanto, os números revelam que essa afirmação está longe da realidade. Na verdade, são os homens que estão mais envolvidos em ocorrências no trânsito, o que inclui desde multas até acidentes fatais.

Além das multas, que totalizaram 1.354 por alcoolemia nos últimos cinco anos, os registros de óbitos são alarmantes.

A maioria das vítimas fatais eram homens, principalmente na faixa etária de 18 a 24 anos, conforme relatado pela, sistema que compila dados sobre acidentes de trânsito no estado de São Paulo.

Homens se envolvem mais em ocorrências durante o Carnaval

  • Analisando os dados do Detran-SP referentes aos últimos cinco anos de Carnaval (2019 a 2023), podemos observar uma tendência: os homens se envolvem mais em ocorrências durante esse período. 

  • Assim, vemos que das 1.354 multas por alcoolemia aplicadas, 979 (72%) foram para motoristas do sexo masculino. Os dados mostram ainda que foram 433 vítimas fatais, sendo que a maioria também foi de homens, segundo a Infosiga SP.

  • A faixa etária mais autuada foi entre 31 e 40 anos, seguida de 18 a 21 anos. Além disso, as cidades com mais autuações foram São Paulo, Franca, Marília, Guarulhos e Jundiaí, dando aos governos e secretarias locais dados para trabalhar com mais eficiência durante o Carnaval.

Veja também:Vale a pena fazer Uber no Carnaval? Veja nossas dicas

Campanha do Carnaval de 2024 será intensa

Carnaval
O período Carnaval intensifica os problemas no trânsito e sempre merece atenção especial (Imagem: Edson Lopes Jr./Agência Brasil)
  • Diante desses dados alarmantes, a campanha de Carnaval de 2024 do Detran-SP foi ampliada. Primeiramente, a Operação de Direção Segura Integrada (ODSI) contará com o dobro de fiscalizações este ano em comparação com 2023.

  • Além disso, iniciativas espalhadas pela cidade visam conscientizar a população e dar maior qualidade para as pessoas. Entre elas estão a distribuição de ventarolas com mensagens em estações do Metrô de São Paulo e a disponibilização de leques em praças de pedágio em parceria com a Artesp.

  • Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP, comenta:

    • “Uma das principais responsabilidades da nossa gestão é conscientizar a população de que toda vida importa e temos tolerância zero para o consumo de álcool associado à direção. As campanhas e fiscalizações são essenciais para sensibilizar o comportamento dos cidadãos para uma mudança efetiva de comportamento”.

Com essas informações em mente, já sabemos: se for pegartrânsito no Carnaval, ou sair na rua para se divertir, fique muito atento!

Além disso, é um alerta para o público masculino, que deve tomar consciência e prezar pela sua própria segurança e das demais pessoas.

Adson Leonardo
Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
PG jogos - Detran revela dado que acaba de vez com mito enraizado no trânsito brasileiro