PG jogos - Esta pode ser a solução para o desenvolvimento dos carros elétricos no Brasil

Os carros elétricos estão cada vez mais populares no mercado brasileiro, mas ainda falta muito para que eles alcancem os níveis esperados. De acordo com especialista, esta solução pode ajudar a desenvolver o setor no País; veja.

Energia renovável pode ser a solução para o desenvolvimento do segmento de carros elétricos no Brasil

PG jogos - Esta pode ser a solução para o desenvolvimento dos carros elétricos no Brasil
País tem pouco mais de 2.800 pontos de recarga para carros elétricos (Foto: Divulgação/Stellantis)

Embora em ritmo tímido, a eletrificação da frota é uma realidade que vai avançando no mercado automotivo do Brasil. Um dos principais entraves atuais para o desenvolvimento do segmento de carros elétricos está relacionado à escassez dos pontos de recarga. Essa é uma questão que está sendo discutida por prestadores de serviço e produtores de energia, e uma solução pode estar a caminho.

Dados da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), apontam que até 2030 o País poderá ter cerca de 80 mil pontos de recarga, o que seria um grande avanço na infraestrutura de mobilidade elétrica.

VEJA TAMBÉM

O aumento de geração de energia renovável é apontado como uma solução eficaz para expandir a rede de recarga de carros elétricos no Brasil. “O uso de energia renovável, como sistemas fotovoltaicos, é uma excelente opção para proprietários de carros elétricos”, afirma Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para o segmento da eletromobilidade.

Um dos pontos que atraem os proprietários de carros elétricos é a possibilidade de utilizar painéis solares e, com isso, diminuir suas contas de energia. “Muitos proprietários de veículos elétricos e empresas já estão se beneficiando da instalação de placas solares em suas residências. Empresas que fazem ainstalação das placas solares podem oferecer economia de até 90% nas contas”, aponta David.

PG jogos - Esta pode ser a solução para o desenvolvimento dos carros elétricos no Brasil
Energia gerada por painéis fotovoltaicos é apontada como parte da solução (Foto: Pixabay)

O Brasil possui atualmente pouco mais de 2.800 eletropostos públicos e semipúblicos em operação, além da rede de recarga privada das concessionárias de veículos elétricos, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Para Ricardo David, o governo tem um papel importante na ampliação da infraestrutura de recarga e deveria adotar medidas de incentivo para a instalação de eletropostos em locais estratégicos, além de criar programas de subsídio. Ele acredita que o mercado de energia renovável tem um grande potencial de crescimento no Brasil e “pode contribuir significativamente para a expansão da rede de recarga para carros elétricos”.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
PG jogos - Esta pode ser a solução para o desenvolvimento dos carros elétricos no Brasil