PG jogos - 5 dicas de segurança para curtir o feriado de Carnaval

Finalmente, o Carnaval está chegando e se você pretende pegar estrada durante os períodos de descanso, continue conosco. A seguir, o Garagem360 traz diversas dicas para que você mantenha a sua segurança e de outros ocupantes do veículo durante todo o trajeto. Confira! 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Como viajar de carro no Carnaval com segurança? 

Algumas medidas são indispensáveis, como o planejamento da rota, a conferência do nível do combustível e a preocupação com a manutenção preventiva

1- Faça um planejamento com antecedência 

O primeiro passo, segundo a ARTESP, é programar seu roteiro, horário de saída e retorno. Em paralelo, a agência recomenda fazer um estudo prévio das rodovias onde pretende transitar, bem como o valor e a forma de pagamento dos pedágios. Dessa forma, fica mais fácil evitar menos estresses nas estradas. 

2- Confira o nível de combustível

Num primeiro momento, essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas nunca é demais lembrar o quanto ela é importante. Afinal, uma pane seca na rodovia pode atrapalhar (e muito) os seus dias de folia. 

3- Redobre a atenção ao volante

De acordo com Victor Ikeda, diretor assistencial do Complexo e cirurgião geral e do trauma do HJXXIII, grande parte dos acidentes de motos estão associados ao excesso de velocidade, alcoolismo e a ausência de capacete. Tendo isso em mente, o especialista alerta o quanto a prevenção é a medida mais adequada para reduzir o número de acidentes. 

Em outras palavras, independentemente do veículo que você estiver viajando, siga estas dicas para manter a sua segurança e de outros passageiros na pista:

  • Respeite os limites de velocidade 

  • Deixe o seu veículo a uma distância segura de outros automóveis 

  • Libere a passagem quando perceber a movimentação de outros carros 

  • Faça ultrapassagem apenas com segurança 

  • Jamais tome bebida alcoólica e evite usar o celular ao volante. 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

4- Revise o seu veículo 

Uma dica interessante é fazer uma espécie de checklist para que você não se esqueça dos itens que precisam ser verificados. Entre os mais comuns, o Garagem360destaca: 

  • Freios

  • Óleo

  • Água 

  • Faróis 

  • Lanternas 

  • Limpadores de pára-brisa 

  • Itens de emergência (macaco, triângulo e estepe). 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Adicionalmente, os pneus também merecem uma atenção especial, segundo Hugo Terazaki, gerente de Serviços Técnicos e Pós-Vendas da Dunlop Pneus.

” Verificar o estado geral dos pneus é uma das etapas que asseguram um passeio tranquilo, garantindo a estabilidade, aderência em piso seco e molhado, frenagens seguras e em distâncias curtas, e conforto do veículo, especialmente em condições adversas”. 

Neste momento, é importante manter a calibragem adequada e, caso seja necessário, trocar os pneus do veículo. 

Leia também:

5- Mantenha a documentação do veículo em dia 

Essa medida é fundamental para evitar dores de cabeça na estrada. Portanto, confira sempre o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Leia também: Até quando pode andar com IPVA atrasado?

Qual o melhor horário para viajar no Carnaval?

O horário ideal varia de região para região. Contudo, acredita-se que sexta-feira, pela manhã, e quarta-feira à tarde são os períodos mais tranquilos para pegar estrada. 

Confira também:Lei da Cadeirinha para viagens de carro: aprenda como instalar do jeito certo

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
PG jogos - 5 dicas de segurança para curtir o feriado de Carnaval