PG jogos - Ford faz recall de 519 mil Bronco Sport e Escape por risco de incêndio

A Ford acaba de convocar recall de mais de meio milhão de unidades dos SUVs Bronco Sport e Escape nos Estados Unidos por falha no motor 1.5 turbo. As unidades com defeito não são comercializadas no mercado brasileiro. Por aqui, a linha Bronco é vendida com motor 2.0 EcoBoost.

O SUV Ford Bronco Sport acaba de ser convocado para recall nos EUA por possível rachadura no injetor de combustível
O Ford Bronco Sport com motor 1.5 foi chamado para recall nos EUA por falha no injetor de combustível (Foto: Divulgação)

Ford Bronco Sport passa por recall nos EUA

A Ford convocou os proprietários dos SUVs Bronco Sport e Escape, com anos de fabricação entre 2020 e 2023, a participarem de recall para solucionar possível defeito de rachadura no injetor de combustível do motor 1.5 turbo de três cilindros.

Conforme explica a marca, quando o motor está funcionando, um injetor de combustível rachado pode fazer com que o combustível e/ou vapor de combustível se acumule perto de superfícies quentes, resultando em um potencial incêndio. Ao todo, 518.993 veículos podem ter sido afetados com o defeito, somente nos Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM

A montadora também afirma tomar algumas medidas para minimizar a inconveniência para os clientes, incluindo a opção de retirada, reparo e entrega do carro de forma gratuita, além de os proprietários levarem os próprios veículos às concessionárias.

Durante o reparo, a marca irá atualizar o software de controle do motor para detectar se o injetor de combustível está rachado e, em caso afirmativo, fornecer uma mensagem no painel para que os clientes procurem atendimento.

Além disso, se for detectada uma queda de pressão no trilho de combustível, a potência do motor será automaticamente reduzida para minimizar qualquer risco, além de permitir que os clientes dirijam até um local seguro, parem o veículo e providenciem o serviço.

O SUV Ford Bronco Sport acaba de ser convocado para recall nos EUA por possível rachadura no injetor de combustível
Mais de meio milhão de modelos foram convocados nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Durante a inspeção, também será necessária a instalação de um tubo que irá drenar o combustível do cabeçote e, longe de superfícies quentes, verificar se há odor excessivo de combustível perto da parte superior do motor – outro indicador de um possível problema, de acordo com comunicado da Ford dos Estados Unidos.

Defeito não afeta o veículos vendidos no Brasil

É válido destacar que o problema detectado não interfere nos modelos vendidos no mercado brasileiro. O recall se restringe ao carro dotado de motor 1.5 turbo, configuração não comercializada por aqui.

Desde o seu lançamento no Brasil, o Ford Bronco Sport é dotado apenas com o motor 2.0 EcoBoost.

A Ford do Brasil ressaltou que “a respeito do recall dos modelos Escape e Bronco Sport anunciado pela Ford nos Estados Unidos, informamos que este programa não inclui nenhuma unidade do Bronco Sport vendido no Brasil. O modelo do Bronco Sport envolvido no recall é o equipado com motor 1.5 de três cilindros, que não é comercializado no país. Desde o seu lançamento no mercado brasileiro, o Bronco Sport é oferecido exclusivamente com motor EcoBoost 2.0, que não faz parte dessa ação”.

O SUV Ford Bronco Sport acaba de ser convocado para recall nos EUA por possível rachadura no injetor de combustível
Defeito é apresentado em modelos com motor 1.5 turbo (Foto: Divulgação)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
PG jogos - Ford faz recall de 519 mil Bronco Sport e Escape por risco de incêndio