PG jogos - Nova patente da Toyota promete expandir o uso das caçambas das picapes

A Toyota, gigante do setor automobilístico e marca que mais vende carros no mundo, está sempre buscando novas formas de aprimorar a experiência de seus clientes. Recentemente, a empresa registrou uma patente que pode revolucionar o segmento de picapes. A nova patente da Toyota é uma caçamba com colchão inflável integrado. 

Toyota Hilux
Toyota Hilux (Foto: Divulgação)

 

Nova patente da Toyota é um colchão inflável

O sistema patenteado junto aos órgãos norte-americanos sob o número US 11.858.408 B1 é um colchão inflável que pode ser facilmente instalado e removido da caçamba da picape. 

A estrutura é feita de material resistente e impermeável e fica presa na parte inferior da base da área de carga.

O objetivo é que o mecanismo atue como um suporte para evitar que os itens carregados possam sair do lugar ou sofrer danos durante o trajeto. 

De acordo com a descrição da patente, as bolsas de ar são fixadas na caçamba e um compressor próprio é o responsável por inflá-las. 

Colchão fica na caçamba e sua pressão pode ser monitorada - Foto: Reprodução
Colchão fica na caçamba e sua pressão pode ser monitorada – Foto: Reprodução

 

Inicialmente, o colchão será destinado às picapes da marca (e submarcas), no entanto, a empresa estuda a adição do sistema em veículos com áreas de carga grandes, como SUVs.

Veja também o carro elétrico que a Toyota deve lançar.

Como funciona

O sistema será conectado à central eletrônica da picape e o condutor pode monitorar a pressão em tempo real pelo painel do veículo. A ideia é permitir o uso adequado do colchão e evitar qualquer acidente. 

A Toyota usa especificamente o termo “colchão de ar” na descrição da patente e também inclui um sistema de segurança que garante que o colchão permaneça inflado durante o uso. Além disso, o sistema é projetado para ser fácil de instalar e remover, permitindo que os usuários o utilizem apenas quando necessário.

Além disso, vai contar com cintas de amarração para aumentar a segurança da carga e evitar que ela se movimente no interior da caçamba. 

Sistema para inflar o colchão - Foto: Reprodução
Sistema para inflar o colchão – Foto: Reprodução

 

Outra função do sistema é seu uso como colchão para dormir, quando os ocupantes forem acampar, por exemplo. 

É importante ressaltar que o dispositivo ainda está em fase de desenvolvimento e não há previsão para sua chegada ao mercado. 

Se chegar ao mercado, a caçamba com colchão inflável da Toyota vai representar uma inovação disruptiva e pode ser um diferencial para as picapes da empresa, expandindo, por exemplo, as possibilidades de carga, lazer e aventura ao ar livre.

Quantas empresas a Toyota é dona?

A Toyota é dona das marcas Daihatsu, Hino e Lexus. Também possui participação nas marcas Subaru, Mazda e Isuzu, assim como acordos de cooperação (joint-venture) na China com os fabricantes GAC e FAW.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
PG jogos - Nova patente da Toyota promete expandir o uso das caçambas das picapes