PG jogos - Projeto visa aumentar teto da isenção de IPVA para carros PcD em SP

Pessoas com deficiência têm isenção em carros até 70 mil reais, o que está abaixo dos valores de mercado da maioria dos veículos 0 km. Por conta disso, um Projeto de Lei tramita desde a última quinta (20), na ALESP (Assembleia Legislativa de São Paulo) para aumentar o teto de isenção de IPVA para carros PCD.

O PL 597/2022 já conta com apoio e assinatura de 24 deputados estaduais de oito partidos diferentes, propondo alterar a Lei de nº 13.296, promulgada no dia 23 de dezembro de 2008, que prevê  o tratamento tributário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Proposta prevê mais facilidade para compras de carros PCD

A proposta é aumentar o teto em questão para R$200 mil — igualando o limite de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

VEJA TAMBÉM

Aprovado no início deste ano, o teto de 70 mil se mostrou ineficaz, visto que apenas três carros possuem valor abaixo do limite estipulado: o Citroën C3, o Fiat Mobi e o Renault Kwid. Com o novo teto, a compra de modelos sedãs e SUVs será viabilizada para o público PCD que poderá contar com carros mais espaçosos, ideal para pessoas com deficiência.

Em cinco anos de mercado nacional, o Renault Kwid acaba de atingir o marco de 300 mil unidades emplacadas
Renault Kwid é um dos poucos veículos dentro do atual teto de isenção para PCDs (Foto: Divulgação)

O benefício de isenção do IPVA para pessoas com deficiência contempla um limite de apenas um carro PCD Estão aptos a reivindicar este direito pessoas com deficiência intelectual, mental, sensorial ou física, além de autistas de grau leve, moderado ou severo. O veículo isento só poderá ser conduzido pelo PCD ou por tutor autorizado pelo dono do carro.

Os direitos de pessoas com deficiência obterem desconto na compra de carros não é novidade no Brasil. A primeira lei que beneficiou o público PCD é de 24 de fevereiro de 1995 e prevê desconto de até 30% na compra do veículo. 

Isenção do IPI para taxistas e PcD's é sancionada
Luta por direitos de PCDs no trânsito tem alcançado resultados com o passar dos anos (Foto: Pixabay)

Desde então a luta por mais direitos vem dando resultado, A última grande conquista foi a isenção do IPI e do ICMS para carros PCD, sancionada pelo Governo Federal em maio deste ano.

Arthur Quaresma
Arthur QuaresmaFormando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
PG jogos - Projeto visa aumentar teto da isenção de IPVA para carros PcD em SP