PG jogos - Táxis e carros de app poderão ter cabine blindada para segurança dos motoristas caso PL seja aprovado

Acabine blindada é um tanto quanto importante para garantir a segurança interna de um automóvel, e agora, pode ser uma realidade mais acessível para os carros de app.

Isto é, há um novo Projeto de Lei que tem como objetivo viabilizar a proposta da cabine blindada, que, aliás, entra como parte do BNDES. Entenda os detalhes!

Foto: Freepik

Novo PL levanta possibilidade de cabine blindada para carros de app

A segurança dos motoristas de app, e dos passageiros, é claro, é um assunto um tanto quanto discutido, e, aliás, sempre pertinente para o levantamento de novas possibilidades.

Pensando nisso, um novo Projeto de Lei em andamento tem justamente como objetivo formalizar em lei a permissão necessária para instalar a segurança blindada tanto em táxis como para veículos de transporte de passageiros via aplicativo.

O texto, neste momento, está em análise na Câmara dos Deputados, ou seja, segue em tramitação, o que significa que ainda há algumas etapas para a aprovação final, e assim, a devida vigência.

De forma mais específica, o texto visa acrescentar essa permissão para blindagem entre todos os itens previstos na Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, assim como para a Lei 14.042/20.

Essa lei, durante o período de pandemia, criou um programa emergencial que garante o acesso ao crédito. Ou seja, é possível que existam propostas de crédito facilitadas para a instalação da blindagem.

Foto: Freepik

Como deverá funcionar o acesso ao crédito

Bem, a proposta visa garantir que os donos dos carros de app possam contar com os recursos específicos do Programa Emergencial de Acesso ao Crédito.

O programa fornece uma grande ajuda financeira para situações emergenciais e que impliquem valores relativamente altos.

Como argumentação, os autores do PL, os deputados Alfredo Gaspar Alberto Fraga, (União-AL e PL-DF, respectivamente), destacam a importância:

“Especialmente nas grandes capitais, os casos de latrocínio contra motoristas de táxi e de aplicativo são uma triste realidade”

O projeto tramita em caráter conclusivo. Assim, ele deverá ser analisado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Viação e Transportes; de Segurança Pública; entre outras.

Foto: Freepik

O que é um carro blindado?

Um carro blindado é aquele tipo de veículo que conta com uma “camada protetora”, por assim dizer, que serve principalmente para proteger a parte interna contra disparos de armas de fogo e afins.

Atualmente, é o Exército Brasileiro que se responsabiliza por essa área. Logo, para blindar um automóvel, é preciso obter as devidas autorizações. 

Entenda melhor aqui!

Aproveite para conferir: Novo carro elétrico mais barato do Brasil: preço do BYD Dolphin Mini é revelado antes de seu lançamento

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
PG jogos - Táxis e carros de app poderão ter cabine blindada para segurança dos motoristas caso PL seja aprovado