PG jogos - Vai viajar no Carnaval? Não esqueça de conferir esses detalhes no seu carro

Vai viajar no carnaval? Uma das festas mais comemoradas do país também é uma das que mais movimenta as estradas brasileiras. Seja para lazer, diversão ou só para descanso, muita gente pretende pegar a estrada no feriado. 

No entanto, para garantir que a folia não seja interrompida por falhas mecânicas, é importante fazer uma revisão completa no veículo. 

Vai viajar no carnaval? Não esqueça a revisão veicular - Foto: Freepik
Vai viajar no carnaval? Não esqueça a revisão veicular – Foto: Freepik

 

Vai viajar no carnaval? Veja o que não pode esquecer no veículo

Danilo Ribeiro, Coordenador do CTTi, Centro de Treinamento Técnico e Inovação da DPaschoal, ressalta os problemas que podem surgir em uma viagem mais longa. 

“Os veículos enfrentam condições adversas durante viagens prolongadas, e problemas mecânicos podem surgir a qualquer momento. Uma revisão detalhada antes da viagem é uma medida proativa que permite identificar e corrigir potenciais falhas, garantindo que o veículo esteja em ótimas condições de funcionamento. 

Além dos aspectos relacionados à segurança, a correta revisão contribui para o conforto dos ocupantes e a eficiência do veículo”.

Entre os itens essenciais a serem revisados estão:

  • Sistema de Freios: Com freios ruins não se pode ir nem na esquina, quanto mais pegar a estrada. Portanto, verificar os discos, pastilhas e fluidos de freio é essencial para garantir a eficácia do sistema. 

  • Pneus: Pneus desgastados ou com pressão inadequada aumentam o risco de acidentes. Daí a necessidade de verificar não só a condição dos pneus, como também alinhamento e balanceamento. 

  • Sistema de Iluminação: Revise também faróis, lanternas e luzes de freio. Além de garantir a visibilidade adequada, você evita multas. Um farol queimado, por exemplo, é infração média, que rende multa de R$ 130,16 e 4 pontos na carteira. 

  • Fluidos e Óleos: Verificar níveis de óleo, líquido de arrefecimento e outros fluidos assegura o bom funcionamento do motor e evita problemas mecânicos. 

  • Documentação em Dia: Além da revisão mecânica, verifique se toda a documentação do veículo está em ordem. Se não estiver com o Licenciamento em dias, por exemplo, sua viagem pode acabar mais cedo, portanto, verifique se está tudo em ordem para evitar contratempos legais.

Veja aqui como cuidar dos freios do seu carro.

Porque fazer a revisão veicular?

Além da segurança, a revisão veicular adequada contribui para economia de combustível, melhor desempenho do veículo e redução nas manutenções reparativas. 

Itens como suspensão, amortecedores, sistema de ar-condicionado e outros também precisam de atenção. 

Revisão Gratuita DPaschoal - Foto: Divulgação
Revisão Gratuita DPaschoal – Foto: Divulgação

 

“Em períodos de grande movimentação nas estradas, como o Carnaval, é essencial que os motoristas estejam cientes da importância de realizar uma revisão completa no veículo antes de pegar a estrada.

A segurança dos ocupantes é uma responsabilidade que não pode ser negligenciada, e a manutenção preventiva é a chave para garantir viagens seguras e livres de contratempos mecânicos”, ressalta Danilo. 

O coordenador ainda recomenda os serviços da Revisão de Segurança Gratuita DPaschoal em uma das lojas da marca. Basta agendar no site.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
PG jogos - Vai viajar no Carnaval? Não esqueça de conferir esses detalhes no seu carro