PG jogos - como evitar roubo nas estradas?

Fim de ano combina com viagem, mas, infelizmente, é preciso tomar alguns cuidados essenciais no trânsito, como por exemplo, os roubos nas estradas.

O congestionamento das vias, os sinais, entre situações do tipo, são propícios para as diversas tentativas de roubos, principalmente em cidades grandes, mas ainda há o que possa ser feito para evitar!

Confira as dicas que o Garagem360 preparou para que você aproveite as viagem de fim de ano e livre-se dos roubos nas estradas!

 

Foto: Freepik

Roubos nas estradas: caso em São Paulo choca condutores

As viagens de fim de ano são esperadas por todos aqueles que estão em busca das mesmas coisas: descanso e diversão para o encerramento de mais um ciclo.

Entretanto, para aproveitar ao máximo as viagens, ainda é preciso tomar alguns cuidados essenciais, principalmente ao passar por grandes cidades.

Recentemente, o caso de um assalto em São Paulo, no Guarujá, localizado no litoral, deixou muita gente em estado de choque, e claro, com bastante medo.

De acordo com os relatos, um motorista foi assaltado durante o turno da manhã em uma fila de congestionamento. Tudo aconteceu na Rodovia Piaçaguera

Os assaltantes abriram as portas do veículo, assim como o porta-malas, e levaram todos os itens que estavam dentro do automóvel. Ninguém se feriu.

O que fazer para evitar esse tipo de situação? Dicas contra os roubos nas estradas

Antes de pegar a estrada, existem algumas dicas que podem ajudar no pós para evitar os roubos e demais complicações. Primeiramente, é importante se atentar às condições que as principais viasoferecerão.

Uma orientação essencial é para consultar as condições de trânsito antes de optar por aquele caminho. Isso porque, além do congestionamento atrasar o percurso, ainda podem ocorrer situações como a descrita anteriormente.

Além disso, é interessante evitar pegar a estrada ao anoitecer, principalmente de madrugada. Isto é, em vias que tenham pouca iluminação e/ou tenha uma maior incidência de violência.

 

Foto: Freepik

Parou em um congestionamento? Saiba o que fazer para manter a segurança

Caso não dê para fugir do congestionamento, primeiramente, é indispensável optar pelo sistema de ventilação interna do carro, evitando deixar os vidros abertos. As portas também devem estar sempre trancadas.

Em relação aos documentos, muita gente tem mania de deixá-los dentro do carro, como no porta luvas, mas isso nunca deve ser feito, afinal, em uma tentativa de roubo do próprio automóvel, a documentação deve estar protegida.

Quanto aos pertences, é importante sempre evitar deixá-los à mostra, como por exemplo, em cima dos bancos, do painel, entre coisas do tipo.

Para garantir mais segurança, é interessante deixar tudo em malas e/ou bolsas com outros itens, o que dificulta o roubo e impede que os criminosos possam visualizar os itens de fora do automóvel.

 

Foto: Freepik

Outras orientações essenciais 

Muita gente tem o costume de desligar o automóvel quando para em uma via muito congestionada, mas essa está longe de ser a solução mais segura.

É interessante deixar o carro sempre engatado na primeira marcha, porque em caso de qualquer emergência, ela é suficiente para arrancar e sair do lugar imediatamente.

Para finalizar, algumas dicas gerais são:

  • Evitar atividades que chamem a atenção e cause distração no condutor, como por exemplo, falar no celular, maquiar-se, entre coisas similares;
  • Alguém esbarrou na sua traseira? Não saia do carro jamais! Tente encontrar alguma autoridade em um local próximo, caso seja necessário;
  • Vidros embaçados? Não ligue o limpador! Normalmente, os criminosos jogam óleos e outro itens para dificultar a visão dos condutores, e ao ligar os limpadores, torna-se impossível enxergar.

 

Foto: Freepik

Foi pego de surpresa? Calma, ainda há o que possa ser feito!

Se mesmo seguindo todas essas dicas acontecer alguma situação inesperada, também é preciso seguir algumas orientações para evitar o pior.

Nunca, sob hipótese alguma, reaja a um assalto. É triste, mas entregar o que está sendo solicitado é o melhor caminho para garantir a segurança.

Além disso, na primeira oportunidade, retire-se imediatamente do local, e claro, busque a ajuda das autoridades competentes para registrar o boletim.

Por fim, é preciso sempre lembrar: sua vida vale mais do que qualquer outra coisa! Por isso, todo cuidado é pouco na hora de preservá-la.

Aproveite para conferir: PL do Boulos sobre motoristas de APP trata de assuntos polêmicos para a categoria

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
PG jogos - como evitar roubo nas estradas?