Volkswagen prepara SUV elétrico barato que será “carta na manga” contra BYD e GWM

Nos próximos anos podemos ver um novo SUV elétrico da Volkswagen chegando no mundo todo. Isto porque a empresa está de olho no mercado indiano para testar um novo modelo que baterá de frente com o domínio dos chineses!

VW ID.4
O ID.4 é um exemplo de SUV elétrico da VW, apesar de não ser exatamente “acessível” (Imagem: Divulgação/VW)

Novo SUV elétrico da Volkswagen virá para brigar de frente com as chinesas

OGrupoVolkswagen está pronto para intensificar sua posição no embate com os fabricantes chineses de veículos elétricos. Agora, sabemos de uma nova peça sendo preparada para entrar em campo – um SUV elétrico compacto acessível a ser lançado no mercado indiano.

Emboraainda não tenhamos datas exatas confirmadas, há fortes indicações de que o carro esteja pronto para vendas nos próximos anos. Piyush Arora, diretor administrativo da Skoda Auto Volkswagen Índia, comentou o projeto:

“Estamos trabalhando ativamente em um veículo elétrico de nível básico. No momento, estamos avaliando qual plataforma do grupo seria mais adequada para esse projeto dedicado à Índia”.

Estenovo carro ainda não tem nome, faixa de preço ou modelos comparáveis divulgados.

Exportação de novo SUV elétrico  é estudada pela VW

  • Embora os carros elétricos ainda não tenham conquistado uma fatia significativa do mercado na Índia, o crescimento é notável.

  • Assim, essa baixa demanda interna, pelo menos por enquanto, está fomentando essa estratégia de exportação. Arora também destacou essa abordagem e as vantagens dela

    • “As mudanças regulatórias e os padrões de segurança que precisam ser atendidos na Índia estão tornando o país mais competitivo globalmente. Portanto, um carro fabricado aqui é fácil de ser adaptado e vendido em outros lugares”.

Veja também: Despencou! Volkswagen T-Cross sai do 2º lugar para a 7º posição dos SUVs mais vendidos

Índia como uma gigante do mercado e mobilidade elétrica

  • Apesar de ainda estar crescendo, o mercado indiano já é o terceiro maior do mundo em termos de tamanho. Dessa maneira, ele fica atrás apenas da China e dos EUA – nada menos que as duas maiores economias do mundo.

VW Polo
O VW Polo é um carro barato campeão de vendas, provando que a empresa sabe fazer isso (Imagem: Divulgação/VW)
  • Essa posição está atraindo fabricantes estrangeiros, como a VW, especialmente com as facilidades oferecidas pelo governo. Um dos destaques é a tributação favorável sobre carros elétricos no país, fixada em 5%, em comparação com 43% para híbridos e 48% para térmicos.

  • Os planos da VW de lançar esse SUV como exclusivamente elétrico estão alinhados com esses benefícios, assim como com planos do governo indiano. Isto porque este estabeleceu uma meta de alcançar 30% de participação de carros elétricos até 2030.

  • Assim, decisões políticas e de negócios levam tudo isso em consideração, projetando o país como um futuro hub global no segmento.

Qual o SUV elétrico mais barato do Brasil?

  • O SUV elétrico mais barato no Brasil hoje é o Peugeot e-2008, vendido a R$ 169.990.

Uma vez que temos poucos, ou nenhum, detalhe desse novo SUV elétrico da Volkswagen, fica difícil fazer análises ou previsões. No entanto, em breve devem começar a sair notícias e rumores que nos darão mais material. E, claro, tudo isso você confere aqui no Garagem360!

Adson Leonardo
Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
PG jogos - Volkswagen prepara SUV elétrico barato que será "carta na manga" contra BYD e GWM